Sono das Crianças – Período ideal para cada idade


  

O sono das crianças é muito importante para o seu desenvolvimento. De acordo com cada idade o período tende a mudar. Confira.

Uma das maiores preocupações dos pais com filhos de várias idades é na hora de dormir. A rotina acelerada das famílias acaba passando para os filhos este mesmo ritmo do dia a dia.

Nas escolas de educação infantil tais como creches possuem horários regrados para seus alunos, principalmente para as crianças menores a hora da soneca. As crianças precisam de um momento para relaxar e se acalmar.

Muitas famílias não conseguem dar importância para estes momentos tão importantes para as crianças. O trabalho e as tarefas do lar sobrecarregam os pais, que esquecem de dar a devida atenção aos horários para as crianças dormirem.

Segundo estudos feitos pela ciência revelam que o sono é fundamental para que a criança se desenvolva e ative diversas funções cerebrais e vale ressaltar que é durante o período da noite, enquanto repousam, que ocorre em grande parte a liberação do hormônio do crescimento.

Achou interessante este assunto? Continue lendo este artigo e entenda um pouco mais sobre o período ideal do sono para as crianças e também possíveis problemas que podem ocorrer caso este momento seja desregrado.

Horários do Sono

Qual é o melhor horário para colocar as crianças para dormir? Porque ainda existem muitas divergências em relação aos horários, muitas vezes confrontado pelos pais?

Quem é que não gosta de dormir? Todos gostam de relaxar e descansar da rotina, no entanto parece que as crianças não têm esse momento para desacelerar o ritmo e muitos pais ficam perdidos e não sabem o que e quando fazer.

O descanso noturno é muito importante na fase da infância, mas muitos pais ainda não sabem qual é o melhor horário para colocar os filhos na cama, será que existe um horário correto para o sono delas? É por idade? Como saber o melhor horário?

Estas e muitas outras são dúvidas muito comuns dos pais e uma enquete feita nas redes sociais revelou o horário que a maioria dos pais coloca seus filhos para dormir.

Em sua página do Facebook, a revista Crescer perguntou aos seus leitores qual era o melhor horário para colocar as crianças para dormir e o resultado da pesquisa foi que a maioria dos pais levam as crianças para a cama a partir das 21h.

Mais de 36% dos leitores fazem seus filhos dormir entre 21h e 22h. Seguindo a pesquisa, 30% dos que responderam a enquete dizem que colocam os filhos para descansar a partir das 20h, entre 20h e 21h.

A votação também mostrou que alguns pais levam seus filhos para cama após as 22h chegando a 26% dos votos e a sua minoria em último lugar colocam as crianças para dormir às 20h.

Hábito do Sono

Os resultados demonstram um padrão da população brasileira. Os pais parecem seguir um padrão das 21h às 22h é a hora de dormir.




Tudo é questão do hábito e ambiente familiar, existem famílias que trabalham mais de 12 horas por dia e consequentemente os filhos acabam acompanhando o ritmo dos pais.

No entanto, se o seu filho não segue este padrão da população, dormindo antes ou depois do horário, não é momento para desespero, tudo está ligado também à quantidade e qualidade do sono das crianças.

É preciso avaliar se o sono da criança é tranquilo (qualidade) e se o despertar é de acordo com a faixa etária (quantidade). Além disso, durante o dia se existem momentos da soneca, onde os pequenos tiram cochilos, como nas escolas, o momento do sono vespertino.

Segundo alguns pediatras quanto mais nova é a criança, mais tempo de sono é necessário para o seu desenvolvimento comportamental e mental. Mas também é relevante se houver momentos de cochilos durante o dia que a criança acabe dormindo um pouco mais tarde.

Como calcular a quantidade de sono das crianças

Foi pesquisado e verificado que, segundo especialistas, o tempo do sono está ligado aos horários de repouso e despertar. Para cada criança, dependendo da sua faixa etária, são recomendados períodos maiores de sono.

Para bebês de 0 a 3 meses recomenda-se um período de 11 a 19 horas dormindo, de 4 a 11 meses aproximadamente de 10 à 18 horas. A partir do primeiro ano até 2 anos de idade de 9 a 16 horas, de 3 a 5 anos chega a um tempo de descanso entre 8 e 14 horas e na fase dos 6 aos 13 anos de 7 a 12 horas de sono.

Porém, para cada lar um caso diferente. Como citamos tudo depende da rotina e do ambiente familiar. É comum com o passar do tempo que as crianças não durmam tão cedo como antigamente, por alguns fatores como televisão, internet, celular entre outros.

A dinâmica da família que deve ser adequada. Várias questões estão envolvidas, como por exemplo, para pais que trabalham o dia inteiro, os filhos que dormem muito cedo perdem o convívio com os país e, por isso, o horário de ir para a cama deve ser relativo com o dia a dia da família.

Problemas do Sono

Não é novidade que os problemas que envolvem o sono, principalmente para as crianças é no fator comportamental que dependendo da qualidade e quantidade geram irritabilidade, ansiedade e também cansaços.

Portanto, adapte a dinâmica da família com as necessidades da criança para que tenha momentos de descanso e calmaria de acordo com sua faixa etária.

Gostou deste artigo? Compartilhe com outros pais que gostariam de saber mais sobre esse assunto.

Por Marcio Ferraz

Crianças dormindo


Compartilhar este Artigo



Post Comment