Quarto Montessoriano – O que é, Como montar


  

O quarto dos bebês deve ser elaborado, de modo preciso, em conformidade com o mundo próprio dos pequenos, evitando muita interferência dos adultos.

Toda criança precisa crescer em um ambiente que proporcione a ela as melhores condições de desenvolvimento em todos os sentidos. Uma das melhores alternativas a esta exigência está no chamado quarto estilo montessoriano.

Porém, antes de prosseguir, uma pergunta importante deve preceder este tema. O que é, exatamente, um quarto no estilo montessoriano? Esta questão tem um quinhão histórico importante, pois ela se refere diretamente a uma das mais famosas pedagogas da história, responsável pela criação do chamado método Montessori, com título oficial de Pedagogia Científica, o qual realizou uma verdadeira revolução nos métodos de compreensão da criança. É o método pedagógico desenvolvido pela médica e educadora nascida na Itália, Maria Montessori, que fundamentou seu programa de educação com meios de se atingir diretamente e mesmo pessoalmente o necessário aprendizado básico. É uma das pedagogias mais reconhecidas em todo o mundo.

O ponto de vista principal desta pedagoga indica que o espaço das crianças precisa ser conservado. Portanto, o quarto dos bebês deve ser elaborado, de modo preciso, em conformidade com o mundo próprio dos pequenos, evitando muita interferência dos adultos. Este é o ambiente para a criança circular livremente, abrindo mais chances de a mesma explorar tudo o que a rodeia e onde ela se descobre, acessando os objetos ao seu alcance. Portanto, se os pais optarem por elaborar o quarto de suas crianças ao modo montessoriano, será necessário seguir as seguintes dicas:

Em primeiro lugar o berço poderá ser substituído por outro tipo de cama, mais precisamente por um colchão especial, acomodado diretamente no chão. Outra alternativa está na a aquisição de uma caminha bem baixa, que proporcione segurança e, ao mesmo tempo, permita que a criança se locomova com muito mais independência, seja para se deitar ou para se levantar.

A partir desta iniciativa, todo o interior do quarto poderá ser organizado livremente pela criança. Porém, há necessidade de os pais participarem. Toda a disposição de seus brinquedos, incluindo os que ela mais gostar; das peças e demais objetos que façam parte do desenvolvimento, necessitarão de lugares determinados e de fácil acesso.




Este ambiente, o quarto da criança, será organizado por ela mesma com um pequeno auxílio de seus pais. Portanto, com a devida responsabilidade destes, a criança deve ser instruída a manter-se organizada no sentido de saber encontrar os seus brinquedos e demais objetos de sua predileção, mas, todo cuidado é pouco dentro da esquematização de cada detalhe no interior do quarto. Os pais sempre serão os verdadeiros observadores do desempenho e adaptação de seus filhos nessa importante missão.

Com relação aos adereços fixados nas paredes, que podem ser os porta-retratos, os quadros infantis, os pequenos espelhos, entre outros, todos precisam estar posicionados de modo a ficarem na exata altura dos olhinhos das crianças. O universo dos pequeninos precisa estar na mesma estatura física deles. De preferência, os pais devem dispor de decorações muito mais simples, nada sobrecarregadas dentro do esquema de rodízio, no sentido de que a criança tenha mais chance de explorar cada detalhe destes objetos, no sentido de desenvolver cada vez mais a concentração.

Existem diversos estilos de quartos ao modo montessoriano exemplificados no site: http://dicaspaisefilhos.com.br/bebes-e-criancas/como-fazer-um-quarto-montessoriano. Há grande probabilidade de que alguns pais tenham certo receio de que haja grande perigo em proporcionar um ambiente deste tipo para seus filhos, dado o coeficiente de autonomia que garante em suas ações. Entretanto, nesse caso, na página em questão, são indicados diversos meios de se providenciar todo tipo de conforto e segurança para os pequenos, podendo manter uma organização constante de objetos próprios para cada uma das faixas etárias.

São diversas fotos ilustrando os mais variados ambientes propícios e saudáveis elaborados por diversas pedagogas que também são mães. São tapetes coloridos, os baldes de brinquedo, instrumentos e brinquedos produzidos em materiais muito macios e sem pontas, tudo dentro dos padrões de segurança.

Por Paulo Henrique dos Santos

Quarto Montessoriano


Compartilhar este Artigo



Post Comment