Dia das Crianças – Significado, Comemoração


  

No Brasil, o Dia das Crianças é celebrado no dia 12 de outubro. No dia também se comemora o dia da padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida.

Durante o ano existem algumas datas que são emblemáticas e são comemoradas pelas pessoas em diferentes países como: Natal, Páscoa, Dia das Mães e tantos outros. Esses dias são usados para homenagear ou celebrar pessoas e fatos históricos de uma forma mais enfática. E uma das datas mais especiais é o Dia das Crianças. Conheça agora um pouco mais sobre a história dessa comemoração; de que maneiras as crianças são celebradas nacionalmente e internacionalmente e outros pontos interessantes.

Dia das Crianças no Brasil

No Brasil, este evento é celebrado no dia 12 de outubro. No dia também se comemora o dia da padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida. Devido a estas duas solenidades, este dia é feriado nacional em todos os municípios brasileiros. No caso do evento que homenageia as crianças, essa iniciativa foi criada há quase um século por um deputado.

Após alguns anos, durante a “Era Vargas” o presidente validou um documento garantindo totais direitos às crianças brasileiras. Entretanto, a grande mudança deste projeto é que a comemoração seria no dia 25 de março. Como o dia 12 tinha se tornado mais popular, além disso, várias ações de publicidade foram criadas para enfatizar este dia no mês de outubro, a data escolhida por Getúlio Vargas acabou no esquecimento da maioria das pessoas.

A data segundo a ONU e a Unicef

A Organização das Nações Unidas, ONU, e o Fundo das Nações Unidas para Crianças, Unicef, reconhecem o dia da criança como a data de 20 de novembro. Pois, nos anos 50 mais um documento foi criado e ele tinha como objetivo assegurar os direitos das crianças. Visto que, anteriormente a criação de entidades como a ONU e a Unicef e até de tais documentos as crianças quase não tinham direitos a educação, moradia, saneamento básico, saúde, cultura e tantos outros pontos que são fundamentais para o desenvolvimento de uma criança.

Devido a este documento que foi nomeado como “Declaração Universal dos Direitos da Criança” e a eventos que passaram a discutir sobre essas questões envolvendo os pequenos cidadãos no qual ajudou que diferentes nações e autoridades políticas reconhecessem a importância de se discutir um tema como este, diferentes países adotaram a data de 20 de novembro como dia das crianças. Países como: Finlândia, Canadá, França, Egito, Reino Unido e outros.




Nas demais nações espalhadas pelo mundo, cada uma adotou regras e critérios para definir em qual dia celebra-se o dia das crianças.

Significado do dia das crianças

Muitas pessoas ainda tratam o dia das crianças e demais datas comemorativas como períodos apenas de se entregar presentes e lembranças. Entretanto, é necessário que se exista por parte dessas pessoas uma maior coerência e conhecimento. É necessário, que elas ensinem para as crianças, que está data vai além de ganhar algum objeto.

Ao longo dos anos, diferentes grupos sociais lutaram e tiveram por meio de leis e decretos os seus direitos garantidos, como no caso de: trabalhadores, mulheres, negros, imigrantes e outros. Com as crianças este cenário não foi diferente. Ao longo das últimas décadas, diferentes autoridades espalhadas pelo mundo viram a necessidades de se oferecer condições dignas para estes pequenos cidadãos crescerem e futuramente se tornarem indivíduos do bem. Dessa forma, podendo ajudar a sociedade como um todo.

Obviamente, se os responsáveis pelas crianças tiverem condições é importante presentear a criança. Entretanto, mostrar afeto, cuidado, zelo, ensinar o que é certo e errado, prepará-lo ou prepará-la para a vida são valores que os pequenos nunca vão esquecer. E a chance deles se tornarem pais como as mesmas atitudes diante da educação dos filhos que tiverem é bem maior. Por isso, é sim importante que todos os cidadãos conheçam de forma mais aprofundada sobre o dia das crianças. Para mais informações viste o site da ONU, Unicef e de outras instituições.

Por Isabela Castro

Dia das Crianças


Compartilhar este Artigo



Post Comment