Como Escolher a Creche para os Filhos

Anuncie sua vaga.

  

Confira os pontos que devem ser observados no momento de escolher a creche ideal para o seu filho.

Estamos no início do ano de 2018 e essa é a época ideal para quem pretende matricular seu filho em uma creche ou escolinha. Contudo, a maioria dos pais se sente insegura na hora de escolher a instituição em que vão deixar seus filhos para passarem a maior parte do dia. Muitos pais se perguntam sobre como escolher a creche ideal para seus filhos.

Pois bem, se você é pai, mãe ou responsável por crianças pequenas e por diversos motivos necessita colocá-los em uma creche, continue lendo este artigo, pois aqui traremos algumas dicas que podem auxiliar na hora dessa escolha.

Geralmente, as crianças que são matriculadas em creche são bem pequenas e ainda não possuem idade escolar e, por isso, a creche deve atender às suas necessidades de quase bebês, promovendo atividades semelhantes às de uma casa.

O primeiro ponto que os pais devem observar é em relação às instalações do espaço físico. As salas e ambientes da instituição devem ser arejadas e livres de mofo. Para que as crianças fiquem sempre em segurança observe se há redes de proteção nas janelas, grades e portões com tranca. No chão deve haver tapetes tipo tatame para que, em caso de quedas, os pequenos não se machuquem. No refeitório deve ser observada a higiene do local e dos acessórios utilizados na hora das refeições. Os banheiros devem ser adaptados e também muito bem higienizados.

Conhecido os ambientes da instituição, os pais devem saber quem são os cuidadores e funcionários da creche. É determinação da Secretaria de Educação Básica do MEC que a cada oito crianças com idade até 2 anos, haja um educador. Já para as turmas com crianças de até 3 anos a recomendação é que haja um educador a cada 15 crianças. O Ministério da Educação exige que os profissionais de creches possuam ensino médio completo e que sejam iniciados no Magistério. Antes de fazer a matrícula procure referências sobre a creche com pais de crianças que já passaram por lá. Saiba mais de uma opinião.




Procure se informar sobre a Proposta Pedagógica da instituição. Geralmente, ela é documentada e nela constam as atividades pedagógicas e suas finalidades.

Também é necessário observar se existem profissionais na área de nutrição e enfermagem, pois é necessário que haja ao menos um de cada graduação. O cuidado com a nutrição das crianças é muito importante, pois estas se encontram em plena fase de desenvolvimento e as refeições e lanches devem ser adequados para isso. E juntamente com a nutrição está a importância dos alimentos e a sua manipulação.

Esses são os pontos mais importantes a serem observados, mas a verdade é que cada criança irá reagir de uma forma diferente em ambientes como os de creches. Há aquelas que vão se adaptar logo no início e nem vão sentir falta do ambiente doméstico. Por sua vez há aquelas que irão expressar certa resistência ao novo ambiente. Afinal, até dois anos de idade a criança ainda não consegue fazer essa separação de um ambiente e de outro e, além disso, cada uma possui uma maturidade diferente da outra, mesmo estando com a mesma idade. Por isso, é preciso insistir um pouco, deixando a criança por menos tempo nos primeiros dias, ou até mesmo om a companhia de um conhecido que lhe inspire confiança.

Essa separação pode ser realmente muito complicada tantos para as crianças quanto para os pais, contudo se não há alternativa a saída é procurar por uma creche em que eles se sintam melhor, o que pode ser observado em seus comportamentos.

Nesse sentido, esteja sempre observando o comportamento de seus filhos, se eles estão felizes, descontraídos. Essa observação é fundamental, pois as crianças além e estarem em um ambiente seguro, limpo e bem alimentadas precisam ser bem tradas, pois tudo isso contribui para o seu pleno desenvolvimento. Por isso os pais devem ser muito participativos e atentos.

Por Sirlene Montes





Deixe uma resposta