Desfralde – Dicas, Como Fazer


  

Veja como tornar o momento do desfralde mais simples e eficiente.

Um dos momentos mais estressantes para as mamães é o desfralde. Algumas crianças passam por essa transição facilmente, mas a grande maioria tem muitas dificuldades de aprender e a falar quando precisam ir ao banheiro. A parte mais importante dessa etapa é a paciência e determinação, sem elas fica muito difícil conseguir evoluir.

Veja os passos mais certos para conseguir um desfralde sem estresse.

Qual a idade correta do desfralde?

Muitos especialistas afiram que a partir dos 2 anos a criança já está pronta para o início do desfralde. Então nessa fase já é importante que a criança saiba que ela vai precisar fazer suas necessidades fora da fralda.

O uso do peniquinho é necessário nessa fase

Muitas crianças não gostam do peniquinho. O ideal é comprar ele junto com a criança. Existem muitos modelos no mercado que são coloridos, com formatos e até com som. Mas, algumas crianças podem se assustar com tanta informação e isso vai atrapalhar no aprendizado do uso ao peniquinho.

Comece a tirar a fralda durante o dia quando estiver em casa

Muitas mamães desistem nessa fase, pois é uma das mais complicadas. O ideal é levar a criança de 2 em 2 horas ao peniquinho, pois na maioria das vezes elas não sabem se expressar. É comum que nos primeiros dias elas façam xixi pela casa, isso pode parecer trabalhoso, só que é o único caminho. Vale lembrar que toda vez que a mamãe parar o processo do desfralde, ele vai se tornar cada vez mais complicado e estressante, e a criança vai ficar confusa. É preciso ter muita paciência e evitar brigar com a criança caso ela faça as necessidades no local errado, ela ainda está em processo de aprendizagem e precisa se sentir segura.

Quanto tempo dura o processo de desfralde?

O processo de desfralde pode demorar ou não. Cada criança tem seu tempo e é essencial respeitar isso. Em média o tempo de desfralde dura de 10 dias a 1 mês, porém, tem casos que esse processo demora muito mais. Caso isso aconteça com você, é bom reavaliar todo o processo e ver onde está o erro. Na maioria das vezes o erro está no ensino que os pais estão dando. Pois a criança ainda está em fase de aprendizado.

Como ensinar a criança a fazer cocô no penico?

Essa etapa é a mais difícil e pode causar muito estresse. Muitas crianças têm aversão ao próprio cocô, e por isso tem medo ou nojo desse ato. É preciso usar de estratégias para que elas saibam que isso é normal. Por isso o ideal é que primeiro a criança aprenda a fazer xixi no penico e só depois que ela aprender essa parte que você vai ensinar a segunda. A mãe deve levar seu filho ao banheiro e mostrar a ela como se faz. Coloque o peniquinho perto do vaso sanitário e coloque a criança lá também, assim ela vai ver que é uma coisa normal e vai acabar aprendendo.

Elogie toda vez que a criança fizer as necessidades no penico

Uma dica preciosa no processo de desfralde é elogiar quando a criança faz as necessidades no peniquinho. Isso só vai incentivar a ela a acertar cada vez mais. Vale também dar algumas recompensas para deixá-la feliz. Não precisa ser nada grande, uma ideia é fazer medalhas com objetos caseiros somente para incentivar.

Quando a criança fizer errado não brigue, o ideal é conversar com carinho e avisar que ali não é local certo, e que na próxima vez ela vai fazer no lugar certo, seja carinhosa e encoraje o pequeno até ele aprender.

Com essas dicas o desfralde vai ser bem mais fácil!

Por Cristiane Amaral


Compartilhar este Artigo



Post Comment