Cuidados com os Dentes das Crianças


  

Veja as principais dicas para manter os dentes de bebês e crianças saudáveis.

Muitas pessoas não sabem, mas cuidar da sua bucal dos bebês é fundamental. A partir do nascimento dos primeiros dentes, o bebê está aberto a problemas bucais como os adultos, e esse maior problema é a cárie. Existem muitos bebês que têm cárie em seu primeiro ano de vida ou em seus primeiros dentes. Isso acontece por falta de informação e conhecimento dos pais. Então para não passar por esses problemas, fique atento a todas as informações e dicas que serão dadas aqui:

Faça a higienização da boca do seu bebê mesmo com poucos dentinhos

Poucas mamães sabem dessa informação, mas é necessário limpar a boca e gengiva do bebê depois de cada amamentação, mesmo nos primeiros meses de vida. O ideal é usar um pedaço de gaze molhada em água mineral e passar na gengiva e dente do seu bebê com muito cuidado. Pode parecer uma rotina chata e desnecessária, porém, a falta dela pode acarretar em problemas na boca do seu bebê no futuro.

Escove os dentinhos do bebê depois de cada mamadeira e alimentação

Mesmo a alimentação mais simples pode trazer o risco de problemas nos dentes do seu bebê. É muito comum ver bebês de meses com várias cáries de mamadeira, e aí não tem jeito. O ideal é correr e marcar a consulta com o odontopediatra para tratar corretamente do dente do seu pequeno.

A prevenção ainda é o melhor remédio

Ainda é grande o número de bebês que sofrem com cáries e manchas nos dentes. E por isso o ideal é que a primeira consulta com o odontopediatra seja logo depois do nascimento do primeiro dente. Lá o especialista vai analisar a boca do seu bebê e dizer se está tudo certo, além de dar instruções para o dia a dia.

Como cuidar dos dentes das crianças a partir dos 2 anos de idade?

Essa fase costuma ser uma das mais complicadas. Pois a alimentação já é extensa e fica difícil de parar com os alimentos que são os maiores vilões. O excesso de doces, sucos industrializados e refrigerantes, ajuda a desgastar facilmente o esmalte dos dentes dos pequenos e assim facilitam o aparecimento das temíveis cáries. A escovação errada nessa fase é comum, muitas vezes os pais não têm paciência de supervisionar essa escovação e é inevitável o acúmulo de restos de comidas na boca, facilitando assim o aparecimento de problemas bucais.

O ideal é levar as crianças ao dentista de 6 em 6 meses. E em caso de tratamentos nos dentes, é primordial seguir as consultas e terminar o tratamento. Assim fica mais difícil do problema crescer.

Como acabar com o medo de dentista das crianças?

Esse problema ainda é muito comum hoje em dia. É preciso mostrar para a criança que o dentista não é uma pessoa ruim, ele vai apenas cuidar dos dentes dela. Em hipótese alguma fale do dentista como se ele fosse ruim ou querendo assustar o seu filho. Isso pode gerar trauma nas crianças que podem persistir por longos anos. Procure um especialista odontopediatra, ele é o mais indicado para tratar os dentes das crianças e se formou para isso. Não trate o dente do seu filho com qualquer profissional, pois o barato pode sair muito caro.

Escove os dentes depois das refeições

Muitos especialistas afirmam que o ideal é escovar os dentes 3 vezes ao dia no mínimo. Porém, a regra mais correta é escovar os dentes depois de cada refeição. E também depois de comer doces em geral. O uso de fio dental já deve ser ensinado na fase infantil, assim ele vai ter como hábito.

Cuidar dos dentes dos bebês e das crianças é necessário para uma saúde bucal perfeita e sorriso bonito!

Por Cristiane Amaral


Compartilhar este Artigo



Post Comment