Amamentação – Dicas de Como Amamentar da Melhor Maneira


  

Veja como aproveitar o período da amamentação sem problemas.

A amamentação é uma fase muito importante na vida do bebê. É nessa fase que o elo entre mãe e bebê cresce e marca para uma vida inteira. Porém, nem tudo são flores nesse momento. E existem algumas dicas que podem tornar esse momento pleno e sem traumas para ambas as partes. Veja os principais problemas dessa fase e suas respectivas soluções nas dicas abaixo:

1- Veja o ato de amamentar como um anto de amor

A dica mais importante para ter uma fase de amamentação perfeita, é entender que ela é principalmente um ato de amor para com seu bebê. Então não veja esse momento como uma tortura ou algo ruim, e sim um momento seu e do seu bebê que precisa ser aproveitado ao máximo, pois ele vai passar num piscar de olhos.

2- Tenha um ambiente tranquilo em casa para amamentar seu bebê

Pode parecer bobeira, mais ter um ambiente especial para amamentar seu bebê é fundamental para tornar essa rotina agradável e única. Escolha uma cadeira confortável ou até mesmo use a poltrona de amamentação, na falta deles, pode usar a cama com o auxílio de almofadas para ajudar no seu conforto e postura das suas costas.

3- Olhe nos olhos do seu bebê enquanto o amamenta

Pesquisas já comprovaram que o ato de olhar nos olhos do seu bebê na hora em que o amamenta, vai fazer com que ele se sinta seguro e não se esqueça que você é a razão da vida dele, mesmo quando bebê. Aproveite esse momento e faça carinho nele, converse, cante músicas, e com o tempo esse elo vai ser tão grande que amamentar será um grande prazer.

4- Amamente seu bebê na hora certa, fica atenta aos intervalos

Deixar o bebê muito tempo sem mamar pode deixar ele extremamente estressado. Para não perder esse tempo, use o despertador do seu celular. Pois às vezes o bebê não pede para mamar ou não dá o sinal. Por isso o ideal é ficar atenta a isso. Além do mais, seu corpo vai dar sinais que está na hora do bebê mamar, quando o peito começa a encher já é o aviso que ele precisa mamar novamente.

5- Mantenha-se calma na fase dos primeiros dias de amamentação do recém-nascido




Essa é uma das fases mais difíceis da amamentação, principalmente para uma mamãe de primeira viagem. A primeira coisa a fazer é descobrir a posição correta de colocar o bebê no seu seio, dessa forma fica mais fácil dele conseguir mamar. Nos primeiros dias pode parecer que tudo não vai dar certo, mas ter calma é o primeiro passo. Se desejar pode usar bicos de silicone para ajudar o bebê nessa fase, esses bicos facilitam a dar forma no seio, mas não é bom manter ele por muito tempo, é apenas uma ajuda momentânea.

6- Beba muita água e se alimente bem para poder dar uma amamentação correta ao bebê

Toda mulher que amamenta deve se alimentar muito bem e também se manter hidratada. Coma de 3 em 3 horas e beba no mínimo 2 litros de água diariamente. Não se assuste se sentir muita sede durante o dia, isso é comum. A fome também irá aumentar e por isso o ideal é comer bem, para poder dar uma alimentação correta ao bebÊ.

Veja como acabar com bicos rachados ou machucados

Muitas mamães passam por esse tormento na amamentação e fica muito difícil amamentar com os seios machucados. O ideal é não concentrar sua emoção na dor e sim que esse problema vai passar e você logo vai voltar a amamentar. Esse problema acontece pelo ato do bebê não estar na posição correta na hora da amamentação e por isso os bicos dos seios ficam machucados ou rachados. Conforme o bebê coloca a língua no mamilo ele comprime o palato, fazendo com que o mamilo fique com o aspecto achatado, dessa forma o leite não sai e o bebê fica no peito mais tempo do que o normal e força essa região, além de ficar com fome, pois o leite não está saindo.

O ideal é achar a posição correta e seu bebê conseguir mamar corretamente. Para a cicatrização o ideal é passar o próprio leite materno na região ou pedir orientação ao seu médico. Uma dica bacana é oferecer o seio que não esteja machucado ou tão dolorido.

Como vimos acima é possível amamentar corretamente em diversas situações. O ideal é manter a calma e não desistir desse ato de amor!

Por Cristiane Amaral


Compartilhar este Artigo



Post Comment